pt-br
  • pt-br
  • en

Onde celebrar a vida de Nelson Mandela na África do Sul

Onde celebrar a vida de Nelson Mandela na África do Sul

Dia 18 de julho é marcado por ser aquele em que nasceu Nelson Mandela. O ex-presidente sul-africano, líder da luta contra o Apartheid e símbolo de liberdade, justiça e igualdade, deve ter sua vida celebrada e rememorada sempre. Uma das formas de conhecer sua história é visitando – quando for permitido – os diversos pontos turísticos sul-africanos que a contam. Abaixo, fizemos uma lista das paradas imperdíveis em uma viagem, e indicamos o que pode ser feito online, por enquanto.

Para começar, recomendamos àqueles que não conhecem muito bem a história de Madiba, como Mandela é chamado pelos sul-africanos, que assistam o vídeo criado pelo turismo da África do Sul, representado no Brasil pela TI Comunicações, para seu centenário em 2018.

Se quiser ler o texto mais inspirado, a sugestão é colocar para tocar os sucessos da sul-africana Miriam Makeba. “Eu sabia que meu avô estava feliz quando o ouvia cantar uma música de Miriam Makeba”, diz seu neto Ndaba Mandela. A música teve papel importante em denunciar para o mundo as atrocidades do regime de segregação racial, e Makeba fez parte desse movimento.

Robben Island

Ilha onde Mandela passou 18 de seus 27 anos encarcerado. É um Patrimônio Mundial da UNESCO e pode ser visitada em um passeio que sai de Cape Town e dura aproximadamente 3 horas. Enquanto está fechada para visitantes, é possível conhecer a prisão através de um tour guiado por Vusumzi Mcongo, que também passou anos na Robben Island como preso politico. Acesse aqui o tour virtual.

Local de captura de Nelson Mandela

Em Howick, na província de KwaZulu-Natal está o local onde Nelson Mandela foi preso em 5 de agosto de 1962, momento a partir do qual viria a passar 27 anos encarcerado. Hoje, o lugar abriga uma incrível escultura formada por 50 colunas de ferro que formam o  rosto de Madiba quando vistas de um certo ângulo. Além disso, existe um museu no local. Para conhece-lo através de um tour virtual é só acessar este link.

Crédito da foto: Diogo Caldeira

 

Casa de Nelson Mandela

Em Soweto, espécie de bairro de Joanesburgo famoso por ter sido um grande centro da resistência contra o Apartheid, está a Vilakazi Street, única rua do mundo onde moraram dois ganhadores do prêmio Nobel da Paz: Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu. Por lá, é possível visitar a casa de Madiba e Winnie Mandela, construída em 1945, que é hoje um museu. Ela guarda móveis da família e marcas profundas de sua vida por lá, como buracos nos muros causados por tiros de policias. Para saber mais sobre as atrações de Soweto, clique aqui.

Mural de Mandela em São Paulo

Como parte das celebrações do centenário de Nelson Mandela, em 2018, o escritório de turismo da África do Sul orquestrou a realização de um mural em homenagem a Madiba no Minhocão de São Paulo. Os artistas responsáveis pelo trabalho foram Criola e Diego Mouro. Quando for possível passear pela região novamente, vale a pena caminhar pelo Minhocão e prestigiar o mural, localizado na altura do metro Marechal Deodoro. Para saber mais sobre sua realização, acesse este link.

Créditos da foto em destaque: Nelson Mandela Foundation – Matthew Willman

 

Comentários

Contato